Você está visualizando atualmente Benefícios do implante dentário
Close-up shot of happy delighted and accomplished charming european elderly female with white hair in yellow trench coat touching face gently laughing from joy feeling pretty and energized. Copy space

Benefícios do implante dentário

Perder um dente não é fácil. Agora imagina quando vários dentes são comprometidos. É difícil até de imaginar, não é mesmo? Mas a boa notícia é que na Odontologia já é possível recuperar a arcada com eficiência e rapidez.

Os implantes dentários são capazes de, além de reestruturar a arcada dentária do paciente, devolver a sua autoestima e funcionalidade da boca.

Confira agora os principais benefícios dos implantes dentários:

Estética

Os implantes além de manterem a aparência dos dentes mais próxima do natural, ajudam a interromper o processo de reabsorção óssea, que acontece quando o paciente perde um dente, podendo mudar a expressão facial. Quando as raízes dos dentes não são substituídas, como acontece com as dentaduras, o rosto pode começar a ceder à medida que a massa óssea se deteriora. Os implantes dentários podem evitar que isso ocorra.

Durabilidade do tratamento

O implante é uma solução projetada para durar a vida toda, desde que todos os cuidados relacionados à sua instalação e manutenção seja realizado e acompanhado por um cirurgião-dentista especializado em implantes.

Preservação da estrutura óssea

Os implantes transmitem forças mastigatórias ao maxilar, o que ajuda a conservar o osso. Em casos de próteses parciais ou pontes convencionais removíveis ou fixas, o osso sofre reabsorção lentamente, o que pode mudar a expressão facial.

Os implantes dentários mantêm os dentes vizinhos estáveis

A ausência de um dente pode fazer com que os outros dentes migrem em direção ao espaço. Essa alteração de posição dos dentes promove uma alteração da mordida, da eficiência mastigatória e da estética. Uma oclusão alterada pode causar problemas na ATM (articulação temporomandibular) e pode resultar em dor orofacial.

Prevenção de doenças gengivais

A falta de um dente pode facilitar o acúmulo de alimentos e bactérias nas regiões de ausência dental, em alguns casos resultam em uma inflamação gengival.

Preservação do paladar

O recobrimento das áreas da mucosa oral pelas próteses removíveis interfere no paladar, o que não acontece no caso de implantes, que garantem um conforto maior e podem evitar o uso de próteses removíveis.

Conserva os dentes naturais

Na técnica convencional, os dentes adjacentes aos dentes perdidos precisam ser desgastados para serem utilizados como apoio para uma ponte fixa. Os implantes dentários geralmente eliminam a necessidade de interferir nos dentes saudáveis.

Manutenção da eficiência mastigatória

Próteses dentárias suportadas por implantes melhoram a eficiência mastigatória, além de resultar em significativa melhora nutricional do paciente.

Melhora na fala

Problemas fonéticos podem ocorrer por causa da posição incorreta dos dentes ou pelo uso de próteses removíveis. Corrigir isso, com o tratamento de implantes, ajudará a melhorar a fonética do paciente.

Eleva a autoestima

Um dos motivos que leva muitas pessoas a buscarem o tratamento de implante dentário é a insatisfação com a aparência. A autoestima e até a qualidade de vida podem ficar comprometidas se houver a perda de um dente. O tratamento com implantes dentários devolve aos pacientes a alegria com a aparência de seu sorriso.

Vale a pena ressaltar que cada caso é um caso. O planejamento do tratamento deve ser feito de maneira individualizada.

Aqui na CIU você encontra uma equipe altamente qualificada para cuidar da reabilitação do seu sorriso.

Agende já uma avaliação!